Novo Eco-Código 2013


No âmbito do 13º Concurso Nacional do Eco-Código, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, os docentes António Folha, de Educação Visual e Estela Rocha, de Ciências Naturais, desafiaram as suas turmas a participar neste concurso. Seguidamente, analisou-se o regulamento para a elaboração do cartaz do Eco-Código.
A primeira fase, ocorreu na disciplina de Ciências Naturais e do clube Eco-Escola (alunos do ensino básico e secundário), através da pesquisa de informação e trabalho de grupo sobre os quatro temas base: energia, água, resíduos e agricultura biológica. Após refexão e debate sobre as melhores frases sensibilizadoras a escolher para o cartaz, passou-se à primeira fase do projeto com a elaboração do esboço criativo. Toda a turma participou, utilizando meios de registo, como a grafite, o lápis de cor e marcadores. Após a seleção de trabalhos, no resultado final pode-se observar um cartaz com um globo colorido apenas com pontos, o que simboliza que todos juntos conseguimos “colorir” o mundo, tal como os pontos. Apenas um ponto não conseguiria dar cor a todo o desenho, mas muitos já conseguem, tal como nós se trabalharmos em conjunto podemos ajudar o ambiente. Nesse mesmo poster, também se pode observar que o globo tem uma cara humana, o que significa que ao ajudarmos o planeta, estamos a ajudar os outros e a nós próprios.
A Coordenadora do projeto Eco-Escolas, a docente Estela Rocha, através da participação do discente, Afonso Freitas, apresentou o poster ao Conselho Eco-Escolas realizado em Junho e pediu sugestões para melhorarem se fosse necessário. Após ser aprovado por todos os presentes no Conselho Eco-Escola, foi proposto e divulgado a toda a comunidade escolar.  

Discentes: Alunos do 8º A da Escola Secundária de Rio Tinto (ESRT)
Docentes: António Folha e Estela Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário