No
âmbito do 13º Concurso Nacional do Eco-Código, promovido pela Associação
Bandeira Azul da Europa, os docentes António Folha, de Educação Visual e Estela
Rocha, de Ciências Naturais, desafiaram as suas turmas a participar neste concurso.
Seguidamente, analisou-se o regulamento para a elaboração do cartaz do
Eco-Código.
A
primeira fase, ocorreu na disciplina de Ciências Naturais e do clube Eco-Escola (alunos do ensino básico e secundário),
através da pesquisa de informação e trabalho de grupo sobre os quatro temas
base: energia, água, resíduos e agricultura biológica. Após refexão e debate
sobre as melhores frases sensibilizadoras a escolher para o cartaz, passou-se à
primeira fase do projeto com a elaboração do esboço criativo. Toda a turma
participou, utilizando meios de registo, como a grafite, o lápis de cor e
marcadores. Após a seleção de trabalhos, no resultado final pode-se observar um
cartaz com um globo colorido apenas com pontos, o que simboliza que todos
juntos conseguimos “colorir” o mundo, tal como os pontos. Apenas um ponto não
conseguiria dar cor a todo o desenho, mas muitos já conseguem, tal como nós se
trabalharmos em conjunto podemos ajudar o ambiente. Nesse mesmo poster, também
se pode observar que o globo tem uma cara humana, o que significa que ao
ajudarmos o planeta, estamos a ajudar os outros e a nós próprios.
A
Coordenadora do projeto Eco-Escolas, a docente Estela Rocha, através da
participação do discente, Afonso Freitas, apresentou o poster ao Conselho
Eco-Escolas realizado em Junho e pediu sugestões para melhorarem se fosse
necessário. Após ser aprovado por todos os presentes no Conselho Eco-Escola,
foi proposto e divulgado a toda a comunidade escolar.
Discentes: Alunos do 8º A da Escola Secundária de Rio
Tinto (ESRT)
Docentes: António Folha e Estela Rocha
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